sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Reumatismo é doença tipicamente feminina e atinge jovens e crianças

Quando se fala em doenças reumáticas a primeira imagem que nos vem à mente é a de um idoso sofrendo com dores nas articulações. A cena, no entanto, reflete a pouca informação sobre o tema. O reumatismo é um conjunto de mais de 100 doenças diferentes que tem sintomas parecidos – como a dor e o inchaço das juntas -, mas se desenvolvem de maneira diferente.

A grande maioria acomete crianças, jovens e adultos, principalmente as mulheres. “De todo esse universo, apenas a gota e a espondiloartrite (inflamação da coluna) atingem mais os homens. No restante dos casos, elas são em maior número”, relata Luiz Carlos Latorre, presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR).

Pouca gente sabe, por exemplo, que a tendinite, problema tão conhecido de jovens que passam muito tempo no computador, é uma dessas doenças. A osteoporose também. Dentro desse extenso grupo, a artrose é uma das doenças mais conhecidas. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), no Brasil são cerca de 20 milhões de pessoas com artrose, um dos tipos de doença reumática.
Neste domingo, a Sociedade Paulista de Reumatologia promove a campanha “Reumatismo é Coisa Séria”, a fim de conscientizar a população sobre a doença e alertar para a importância do diagnóstico precoce e correto
Fonte: http://delas.ig.com.br/saudedamulher/

Nenhum comentário:

Postar um comentário