domingo, 10 de outubro de 2010

Em meio a um surto, São Paulo sofre com a falta de vacina contra catapora.

A vacina contra catapora (varicela) está em falta desde o início do mês de Setembro em São Paulo, admitiu a Secretaria Estadual de Saúde ao JT. Além disso, há um surto da doença, onde, só até setembro, o número de mortes por catapora já é mais que o dobro em relação ao ano de 2009 inteiro.

O número de surtos de catapora deste ano é o mais alto desde 2008. No Estado, de janeiro a 14 de setembro, foram registrados pelo Centro de Vigilância  Epidemiológica 1.572 surtos e 14 mortes - sendo 11 na faixa etária de 1 a 4 anos e 3 em crianças de 5 a 9 anos. Em 2009, foram 7 óbitos e 1.315 surtos.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo considera que o motivo da vacina estar em falta em todo Estado foi o adiantamento dos surtos da doença. O governo diz já ter solicitado ao laboratório responsável pelo abastecimento da vacina para que adiante a próxima entrega, inicialmente prevista para novembro.

Na visão da secretaria, com o adiantamento desse quadro, já foram usadas as 200 mil doses da vacina, que são importadas, solicitadas e distribuídas no início do ano. A vacina não fica disponível nos postos de saúde: é fornecida especificamente para creches que apresentem surtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário