segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cuidados com a pele da barriga

As estrias surgem quando ocorre o rompimento das fibras responsaveis pela elasticidade da pele, as fibras colagenas. Com um formato de três hélices contorcidas em um mesmo eixo, elas se encontram na segunda camada da pele, a derme.

Estas fibras podem romper-se por diversos motivos: aumento de peso brusco, seja devido a uma gravidez ou pelo "efeito sanfona"; durante a fase da puberdade, no crescimento acelerado ou; por causa de alguns medicamentos, como é o caso do uso de corticóides. Em alguns casos elas podem ser prevenidas, evitando o ganho de peso ou aumento muscular muito rapidamente. Assim as fibras têm uma menor chance de se romper, o que causa as estrias. Entretanto, em alguns casos isso na pode ser evitado, como no crescimento rápido do adolescente ou a distensão da barriga da gestante.  A alimentação é muito importante para que se evite o aparecimento das estrias.

Para ser saudável deve ser pobre em doces e gorduras, rica em vitamina c, e deve conter pelo menos oito copos de água por dia. Esses componentes ajudam na produção de colágeno, e consequentemente melhoram a elasticidade da pele.

Os exercícios físicos também são fundamentais, pois além de diminuir o acúmulo de gordura, o estímulo muscular propicia a melhora da circulação local, seja a sanguínea ou a linfática. Quando eficiente, a circulação linfática faz com que o inchaço seja menor e assim as distenções também ocorram em menor frequência. No entanto, tome cuidado, pois exercícios de musculação que visem a hipertrofia muscular podem propiciar o aparecimento de novas estrias. Os cuidados básicos com a pele também diminuem a chance do seu aparecimento. Nesse caso, a hidratação é a melhor aliada, pois uma pele bem hidratada suporta mais os efeitos da distensão.

Fonte: http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/11945-Novos-tratamentos-para-amenizar-as-estrias.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário